Como decorar uma Sala em L?

Qual é a melhor maneira de distribuir os móveis?

A gente sabe que cada um tem seus impasses e problemas em suas casas, a gente sabe também que eles precisam ser resolvidos. E já que eles estão aí vamos enfrentar de frente estes desafios.

Com inteligência e observação do espaço disponível você consegue decorar e distribuir seus móveis da maneira mais eficiente. Uma boa dose de paciência também é bem-vinda. Com muita criatividade, é possível contornar as dificuldades de apartamentos pequenos ou não, tornando seu ambiente familiar em um local mais aconchegante e prático.

O que meus clientes têm em comum?

É a dificuldade em arrumar seus móveis.

As vezes estes pequenos detalhes são insolúveis principalmente quando estamos falando de uma janela por exemplo, porque é obvio que em um apartamento a gente não pode mudar uma janela de lugar, não é?

Existem algumas situações em que não há a mínima chance, de fazer isto, como por exemplo em uma casa antiga onde as janelas são mal posicionadas, ou em novas construções mas com layouts impossíveis de se alterar.

Ambientes irregulares, que formam cantos de 45 graus ou com paredes arredondas, são complicados para decorar.

Esse é o caso de nossa cliente Daniela dos Santos, que mora em uma casa onde a sala de estar tem formato bem difícil. Ela já comprou um sofá e encomendou um móvel para colocar a televisão. Mas ainda tem dúvidas sobre a disposição do mobiliário e seus complementos, aqui estão alguns truques que podem ajudar a guiá-lo a colocar todas as suas peças no lugar certo.

Se a sua casa for pequena e tiver um formato irregular, você precisa medir suas dimensões, verificar quais os móveis que melhor se encaixam em cada cantinho, proporcionando um visual uniforme e, ao mesmo, tempo criativo. O seu sofá, por exemplo: o ideal é que ele seja colocado paralelo ao móvel onde se encontra a TV.

Mas, se o espaço que você dispõe é realmente bem pequeno, não pense duas vezes! Use os suportes de parede, encontrados no mercado facilmente e onde você pode regular de acordo com o tamanho de sua TV. Com essa medida, você já ganhou mais espaço para que as pessoas possam circular melhor pelo ambiente.

Como aproveitar os cantos irregulares de sua casa, utilizando-os ao máximo?

São tantos detalhes que você precisa observar e é imprescindível usar o bom senso, escolha peças com medidas apropriadas: tanto na largura quanto na altura. Você precisa de circulação de ar no seu ambiente e espaço suficiente para que as pessoas circulem pela casa. Sua casa pode ser prática e confortável com um pouquinho de versatilidade.

Sendo mais espaçosa, você pode decorá-la com um toque de modernidade, utilizando objetos de decoração naqueles espaços irregulares onde não cabe nenhum tipo de móvel, mesmo os menores. O gosto é pessoal. E a escolha também.

Lembre-se que hoje em dia nossas famílias amam assistir TV.

Os aparelhos são cada vez maiores e se tornaram realmente um centro de reunião e diversão para todos. Sua sala precisa estar equipada para receber aparelhos de som, caixas, ter um cinema em casa é o sonho de todo mundo. Procure estantes que sejam mais compactas, não adianta só ser bonita, tem que se ajustar ao seu espaço e caber todos os equipamentos, eu diria que atualmente são tantas as opções que os equipamentos é que tem que se adequar à sua estante.

Por isso escolha com calma sua estante ou faça um projeto especial adequado às suas necessidades com um bom arquiteto, distribua com calma de forma a não fechar os espaços para a circulação das pessoas.

Crie Zonas

Observe todas as funções que precisam acontecer na sala ou nos quartos. Num quarto, por exemplo, podemos enumerar que vamos dormir, vamos ver televisão ou vamos ter uma área de leitura ou podemos ter uma mini copinha.

E na sala e se ela tiver uma forma estranha? E quanto a televisão? Será que eu preciso ter TV em todos os cômodos da casa ?

Simule simetria

Se você tiver uma janela numa posição esquisita que mais parece que tudo está tudo fora de ordem, não tem como limitar nada pela posição da janela. Ao colocar cortinas ao longo de todo o comprimento da parede, do chão ao teto, você pode dar a aparência de janelas simétricas e equilibrar o espaço.
Abraçar assimetria.

Às vezes fingir simetria simplesmente não é uma opção. Neste espaço, tivemos uma janela desajeitadamente colocada ao longo da parede da cabeceira. Esta janela deixou o cliente perplexo. Ao invés de tentar lutar, nós apenas aceitamos.

Adicionando algumas peças maiores de mobília ao lado da cama em frente à janela, criamos equilíbrio, e adicionando uma mesa de cabeceira para maquiagem com um estilo diferente do lado da janela. Estamos dizendo que “este espaço não é perfeitamente simétrico, mas para a gente isto não é problema, porque a gente convive muito bem com isso!

Definir e ancorar um espaço

Um dos meus truques favoritos para um espaço com uma forma desajeitada é usar tapete nesta área, gosto quando uso tapetes em camadas, um sobre outro. Isso ajuda a ancorar e definir o espaço, além de estabelecer as zonas criadas que no caso são as mais importantes.

Puxe os móveis das paredes

Agora isso é uma coisas que eu realmente tenho que trabalhar com meus clientes. Por alguma razão, todos querem apenas alinhar o perímetro do seu quarto com todos os seus móveis e achar que fica bom.

NÃO! A melhor maneira de lidar com uma sala com formas estranhas é tirar os móveis das paredes e usar as peças para criar barreiras e zonas.

A primeira vista pode parecer bem complicado mas com a ajuda de um bom profissional você consegue tirar partido do que antes era um problema e fazer da sua sala esquisita um espaço harmonioso e aconchegante.

Até a próxima!!!

Este post tem um comentário

Deixe um comentário