Série de Estilos: Escandinavo

O Nosso 4º estilo da série dos 10 Tops mais procurados é o mais leve e aconchegante : ESCANDINAVO.

O estilo ESCANDINAVO, se originou no início do século XX. Quem criou este estilo com uma pegada voltada para o Design de Interiores foi o casal Carl Larsson e Karin Bergöö, eles eram artistas plásticos e se conheceram em uma colônia de artistas escandinavos na cidade de Grez. Eles faziam ilustrações em aquarela, porém quando se casaram os pais de Karin deram uma casa em Sunborn (Londres), a casa acabou virando referencia deste estilo.

E como a coisa foi se descobrindo? A combinação de Karin e o marido é boa, ela desenvolveu uma habilidade bem pessoal e moderna para o design de interiores, e Carl retratava o cotidiano da família sempre em ambientes iluminados e vivos.

Ainda hoje a casa está aberta a visitações, e ela mudou muito pouco do que era. Cores nos objetos de decoração casavam muito bem com o móveis de madeira. Tapetes mole jogado no sofá, lãs e tricôs, que são exatamente as características que vemos no estilo atualmente. A ideia sempre foi fugir de um ambiente rígido, o espaço é para se viver, e deve-se mostrar isso.

Hoje em dia, muito mais refinado, a presença da madeira é essencial no estilo para trazer o aconchego, mas sem exageros. A palavra chave é equilíbrio com tons claros e escuros, seguidos por brancos e acinzentados, tons neutros são sempre excelentes planos de fundo em qualquer estilo. Temos aí um bom momento para se deliciar com tudo de bom que este estilo tem ! Os holofotes estão acessos !

Texturas e mais texturas: Linhos, couros, veludos, peludos (MAS LEMBRANDO SEMPRE QUE ESTAMOS NO BRASIIIIL, SOL, CALOR, 40 GRAUS NA SOMBRA, OU SEJA, SEM EXAGEROS). Mesmo com tudo clarinho, o estilo valoriza demais a iluminação natural, você pode colocar uns objetos e elementos pontuais de cor em pontos estratégicos. Ou se ainda quiser mais cor, opte por tons pasteis. Espelhos, molduras, adornos, são sempre bem vindos , mas apenas o essencial. Fuja de fantasias, encare seus medos, segure a onda e invista neste estilo. Acredite que estamos aqui no Brasil e não lá na Escandinávia, mas já que voce plantou e quer colher o melhor deste estilo, se aventure ! Nesta seara, só tem coisa boa.

E aí, curtiu o estilo nórdico?!…Então se joga!!!

Deixe um comentário