Studio Nendo

Falar de Oki Sato é se perder nos seus inúmeros projetos. Há 10 anos ele montou o Studio Nendo, um estúdio de design com sede em Tóquio, e que trabalha com projetos de arquitetura, design de interiores, design de móveis e também com design gráfico. Atualmente, está trabalhando em quase 400 projetos. Oki se compara a um pião em constante movimento e a um peixe que morreria se não se mantivesse nadando.

Seu estúdio de design, o “Nendo”, lançou mais de 100 produtos durante o ano passado. Sua equipe tem cerca de 30 designers e produziu itens de 19 marcas nestes últimos anos.
“Se eu me concentro em apenas um ou dois projetos, só posso pensar em um ou dois projetos”, ele explica. “Quando eu começar a pensar em trabalhar em cerca de 400 projetos, isso sim me relaxa.”

Na EXPO 2015  de Milão, o Pavilhão do Japão foi projetado por ele e arrasou. O tema foi “Alimentar o Planeta, Energia para a Vida”. Os produtos incluíam utensílios de mesa e cozinha, e estavam centrados em torno do conceito “Comida”.  Havia um espaço em uma galeria em que uma longa mesa de jantar preta, com 24 cadeiras dispostas de forma alongada, era o que mais chamava atenção. A mesa e as cadeiras aumentavam gradualmente em tamanho. O resultado final foi um espaço de exposição exclusivamente conceitual, que permitiu que o espectador visse todos os produtos de vários ângulos e distâncias.

O conceito de Oki é dar às pessoas um pequeno “Ah! ” por um momento.
Há tantos pequenos momentos escondidos em nosso cotidiano!!!!
Só que nós não os reconhecemos e, mesmo quando temos consciência, nossa tendência é de repor inconscientemente nossas mentes e esquecer o que nós vimos.
Mas acreditamos que estes pequenos “Ah!” são os momentos que fazem os nossos dias ficarem interessantes e ricos.

Oki Sato contou sobre seu projeto para a Camper, uma empresa de sapatos: “Estou trabalhando com a Camper há alguns anos nas pequenas lojas de varejo, e o primeiro conceito foi o dos sapatos caminhando pelas paredes, como se demonstrassem por si só que os sapatos Camper não são feitos para corrida ou para luxo, mas sim para se desfrutar ou apenas caminhar”.

Alguns meses atrás, a Camper me pediu uma solução para as lojas com pé-direito alto, pois seu produto é bem pequeno e eles não sabiam como utilizar esse pé-direito alto. Então, antes de eles utilizarem algum desenho gráfico nas paredes, porque elas pareciam vazias, e ainda ajustarem o som, pois a acústica não era muito confortável, porque o som rebatia, por conta do pé-direito alto…. tive a ideia de preencher os espaços com sapatos brancos de plástico. Basicamente são sapatos de mentira e você precisa procurar pelos sapatos de verdade. O que acontece é que o produto fica bastante destacado, com as cores e formatos criando um contraste. A acústica também fica mais confortável, pois o som é absorvido pelas peças de plástico.

O que começa com um simples produto, apenas copiando e colando, se torna um captador de luz, criando sombras e texturas no espaço, destacando o produto principal.
Acho que esse conceito dá uma experiência espacial diferente. Você tem que estar lá para sentir algo. No final, um possível comprador pode entrar na loja apenas movido pela curiosidade, sem intenção de comprar nada, se encantar com o design e comprar. Ah, é uma a vitória do design e o Studio Nendo pensa que esse é o objetivo do design.
E este é o trabalho do Studio Nendo.

Deixe um comentário